Distrito 9, um filme sul-africano de ficção científica de 2009, explora temas como alienação, segregação social e xenofobia em um contexto único e instigante. Dirigido por Neill Blomkamp e estrelado por Sharlto Copley, o filme apresenta uma narrativa complexa e emocionante que desafia nossas percepções sobre raça, classe e a natureza da humanidade.
A Chegada dos Alienígenas e o Confinamento no Distrito 9
Em 1982, uma gigantesca nave extraterrestre chega e paira sobre a cidade sul-africana de Joanesburgo. Uma equipe de investigação encontra mais de um milhão de alienígenas desnutridos lá dentro, e o governo sul-africano os transfere para um campo chamado Distrito 9. No entanto, com o passar dos anos, ele se transforma em uma favela, e os moradores locais costumam reclamar que os alienígenas – depreciativamente chamados de “camarões” – são infratores da lei imundos e ignorantes que drenam recursos dos humanos.
A Realocação e o Encontro com Christopher Johnson
Após a agitação entre os alienígenas e os habitantes locais, o governo contrata a Multinational United (MNU), um gigante fabricante de armas, para realocar os alienígenas para um novo acampamento fora da cidade. Piet Smit, um executivo da MNU, nomeia um funcionário da MNU e o seu genro, Wikus van de Merwe, para liderar a mudança. Enquanto isso, três alienígenas, Christopher Johnson, seu filho CJ e seu amigo Paul, procuram em um depósito de lixo do Distrito 9 por combustível alienígena na tecnologia Prawn, que Christopher os fez passar os últimos vinte anos sintetizando o suficiente para implementar seu plano. Eles finalmente terminam na cabana de Paul quando a mudança começa, mas quando Wikus chega à cabana para avisar Paul, ele encontra o recipiente escondido com o combustível e acidentalmente borrifa um pouco em seu rosto enquanto o confisca. Koobus Venter, um mercenário cruel do MNU, mata Paul.
Fuga de Wikus e Perseguição da MNU
Wikus começa a se transformar em Camarão, começando com o braço esquerdo machucado após a exposição ao combustível. Ele é imediatamente levado para o brutal laboratório MNU, onde os pesquisadores descobrem que seu DNA quimérico lhe confere a capacidade de operar armas de camarão, que são biologicamente restritas para eles. Querendo capturar esse hibridismo humano/alienígena antes que Wikus se transforme totalmente, Smit ordena que o corpo de Wikus seja vivisseccionado e colhido por suas propriedades lucrativas. Wikus, no entanto, domina o pessoal do laboratório e foge. Enquanto as forças de Venter o caçam, uma história difamatória é transmitida, que chega até a esposa de Wikus e filha de Smit, Tania, alegando que Wikus é um fugitivo procurado que contraiu uma doença contagiosa ao copular com alienígenas.
Wikus se refugia no Distrito 9, encontrando Christopher e o módulo de comando oculto da nave espacial embaixo de sua casa. Christopher explica a Wikus que o combustível confiscado é crucial para seu plano de reativar o módulo de transporte, e se ele conseguir levá-los do módulo de transporte para a nave-mãe, ele pode curar Wikus. Wikus tenta adquirir armas do traficante de armas nigeriano do Distrito 9, Obesandjo, que quer comer o braço alienígena de Wikus para ganhar habilidades alienígenas. Wikus, no entanto, pega uma arma alienígena e foge.
A Batalha Final e o Destino de Wikus
Wikus e Christopher abrem caminho através do MNU até o laboratório e recuperam o combustível. No entanto, depois de ver os experimentos bárbaros que MNU realizou em seu pessoal no laboratório – incluindo um Paul dissecado – Christopher diz a Wikus que ele deve voltar para casa o mais rápido possível para obter ajuda e não pode desfazer a mutação de Wikus até que ele retorne em três anos devido ao fornecimento limitado de combustível. Enfurecido, Wikus derruba Christopher e tenta levar ele mesmo o módulo até a nave-mãe, mas as forças de Venter o derrubam. Venter captura Wikus e Christopher, mas a gangue de Obesandjo embosca o comboio MNU e captura Wikus.
Enquanto isso, CJ, permanecendo escondido no módulo de transporte, ativa remotamente a nave-mãe e um grande traje de batalha alienígena robótico na base de Obesandjo. O traje atira nos nigerianos, e Wikus entra no traje e resgata Christopher dos mercenários. Indo para o módulo de transporte, os dois ficam sob fogo pesado, e Wikus decide ficar para trás para se defender dos mercenários e ganhar tempo para Christopher escapar, que promete retornar depois de três anos e curar Wikus. Depois que todos os outros mercenários são mortos, Venter finalmente paralisa o traje e está prestes a executar Wikus quando os camarões da favela atacam e o desmembram vivo. Christopher entra no módulo de transporte com CJ, e o módulo de transporte é levitado por meio de um raio trator de volta à nave-mãe, que sai da Terra.
Os experimentos de MNU são expostos e os alienígenas são transferidos para o novo acampamento chamado Distrito 10. Tania encontra uma flor de metal na sua porta, dando-lhe esperança de que Wikus ainda esteja vivo. Wikus, agora totalmente transformado em camarão, é mostrado em um ferro-velho fazendo flores para sua esposa.